Flutuando em Milão

A instalação interativa On Space Time Foam, no HangarBicocca em Milão, do artista e arquiteto argentino Tomás Saraceno foi inaugurada no último dia 26 de outubro e já é a terceira mostra mais visitada da Itália. Já nos primeiros dias a mostra recebeu 2.000 visitantes por dia, causando um tempo de espera de até 2 horas e meia. Eu cheguei logo no horário de abertura e peguei a senha para as 11.15 depois de me registrar apresentando um documento com foto.

On Space Time Foam é una obra “flutuante” formada por três membranas que se tornam três níveis por onde o público pode engatinhar (mais do que caminhar) suspeso a 20 metros de altura (o acesso à obra é feito através de escadas laterais e antes de entrar você tem que tirar sapato, brincos, colares, correntes , anéis e cintos).

Foram meses de preparação e experimentações para compor a obra, que contou com um time multidisciplinar de arquitetos e engenheiros. É um trabalho peculiar e sugestivo, que não deixa o público participante indiferente. Uma experiência (sensorial) que requer a disponibilidade de interagir com o espaço e com as outras pessoas, já que o movimento delas influência o seu, dada a deslocação do ar. A diversão, o esforço físico e o alto nível de emoção são garantidos.

Do térreo a obra é visível para o público e o acesso é imediato. Para o acesso ao andar superior para entrar na obra, é necessária a reserva (no local) para o primeiro horário disponível no dia da visitaO acesso é consentido por mais ou menos 15 minutos a um grupo de poucas pessoas de cada vez e não é recomendado à pessoas que sofram de vertigem, com problemas cardíacos ou  ataques de pânico e gestantes.

A obra vista de baixo – Foto: site HangarBicocca

A entrada ao andar superior é proibida a menores de 18 anos.

A obra fica no HangarBicocca até o dia 3 de fevereiro 2013.  Ah, e para quem estiver se perguntando: sim, aquela alí em cima no vídeo sou eu.

On Space Time Foam – HangarBicocca
Via Chiese, 2
De seg á qua: fechado
De qui à dom: das 11.00 às 23.00
Até 3 de fevereiro 2013 – Ingresso gratuito
 
6 respostas
  1. Matteo says:

    Ciao Mage…molto bella l’installazione di Saraceno, è architettura allo stato puro! ci farò un salto anch’io a breve!!!

    Reply
  2. Fran says:

    Muito legal! Eu adoraria ter esta experiência.
    Deve ser emocionante estar lá em cima.
    Parabéns pelo post.

    bjs,
    Mano

    Reply
  3. Nandy says:

    Amei….a minha cara!!
    Tenho q ir….sim…um pouco medo de altura tenho…mas deve ser uma liberaçao!!!!
    Coragem e se jogar!
    Obrigadinha pela dica…Beijins Mage!

    Reply
  4. Eliane Bastos says:

    Acho que vc é a primeira , no lado direito, e vero???
    Não sei se teria a coragem de me “largatixear” desta forma, rrsss.
    Adorei a reportagem, continue assim, nos informando sempre.
    Baci
    Eliane

    Reply

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *